Doença de Addison

Junho 8, 2015

Doença de Addison       d06af9f0b8e23c4e7c1eb9c5ca7be3e1746fb5

 Definição

Enfermidade das glândulas supra-renais com insuficiência suprarrenocortical que pode ser aguda ou crónica e pode estar relacionada com deficiência hipofisaria primaria ou secundaria. Quando as supra-renais não produzem corticoides, ou a sua produção é escassa, esta alteração se conhece como doença de Addison.

Sintomas

Fraqueza progressiva muscular e geral que pode ser extrema, transtornos gastrointestinais, pigmentação da pele, A astenia pode também ser cardiovascular (coração e vasos) pigmentação da pele e mucosas em zonas descobertas e as submetidas a fricção.

Tensão arterial baixa, pulso fraco, tonturas e desmaios frequentes, transtornos gastrointestinais (prisão de ventre e com frequência de diarreias) Dores abdominais e nas costas

Causas

Lesão da parte cortical das supra-renais. A causa principal que se manifesta com mais frequência deve-se a um processo tuberculoso.

Diagnóstico

 Diminuição do sódio e cloro séricos e aumento do cloro urinário. Aumento do potássio e baixa a excreção urinária da aldosterona, dos 17-cetoesteroides e 17-hidroxicorticoesteroides. Verifica-se um pequeno aumento destes corticoides e baixa dos eosinófilos totais a menos de 50% na prova de Thorn com injecção de ACTH intramuscular. Nos doentes normais o aumento do cortisol é significativo neste teste e os 17-corticosteroides aumentam a mais de 50% bem como os 17 – 17-hidroxicorticoesteroides.

Este teste pode estar contraindicado na doença de Addison só deve ser feito em centros de endocrinologia

 Tratamento

 Eliminar a causa se for de origem tuberculosa com o tratamento específico. Fazer um regime alimentar rico em hidratos de carbono e sal e pobre em potássio. Quando há fadiga (Astenia) fazer repouso. O cloreto de sódio pode ser ministrado em comprimidos com uma camada entérica (que se dissolve nos intestinos)

O tratamento endócrino é feito à base de acetato de hidrocortisona. O endocrinologista associa substitutos da aldosterona (fludrocortisona ou o triacetato de dexocicorticosterona.

Obs. com os modernos tratamentos, o paciente pode levar uma vida normal, mas sem tratamento, o prognóstico é reservado e a morte sobrevém em poucos anos.

O tratamento e diagnóstico confirmativo devem ser feito por especialistas nesta área.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Projecto Omega © 2016