182886241

A Equinácea é conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, é  utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados,

o seu nome científico é Echinacea purpureae , encontra-se  nas lojas de produtos naturais ou em alguns supermercados em comprimidos.

 O uso  da Equinácea como  planta medicinal

A Equinácea  aplica-se  no  tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecções urinárias, candidíase, dor de dente, gengivites , artrite reumatóide, doenças virais e bacterianas.

Propriedades da Equinácea

Antinflamatória, como  antibiótico natural, desintoxicante, imunoestimulante e antialérgica.

Preparação e emprego

  • As partes usadas da Equinácea são a sua raiz, folhas e flores, para ser consumida em forma de sumos, chá ou compressas.
  • para gripe: colocar 1 colher de chá da raiz triturada ou folhas da Equinácea numa uma chávena de água  a ferver, deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia esta infusão .
  • Compressas para artrite
  • Amassar com um pilão as folhas juntamente com a raiz da Equinácea até formar uma pasta. Aplicar na zona afetada com o auxílio de um pano umedecido com água quente

Efeitos colaterais da Equinácea

Não foram encontrados efeitos colaterais para o uso da Equinácea.

Contraindicações da Equinácea

A Equinácea está contraindicada no caso de alergia ás plantas da família Asteraceae, assim como para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Projecto Omega © 2016