O COlESTEROL

Hipercolesterolemia é um  Factor de risco cardiovascular

O colesterol é importante na produção das hormonas sexuais e na reconstrução das membranas celulares. É uma substância produzida no fígado a partir das gorduras que se ingerem na alimentação. O colesterol é necessário para o crescimento normal do organismo.

No sangue circulante, encontram-se duas espécies de colesterol ou lipoproteínas de baixa e alta densidade, ou seja, o LDL e HDL, mais conhecidos por mau e bom colesterol. As suas funções específicas são:

1- o LDL transporta o colesterol do fígado para as células, produzindo depósitos nas paredes dos vasos sanguíneos e bloqueando os vasos, por isso é conhecido vulgarmente como “mau colesterol”.

2- o HDL transporta o excesso de colesterol circulante para o fígado para ser eliminado. Devido a esta acção benéfica, é conhecido por “bom colesterol”.

Os fármacos usados são conhecidos por estatinas, que regulam a concentração dos lípidos e devem ser tomados com vigilância médica. As estatinas mostraram-se seguras eficazes na prevenção secundaria das doenças coronárias

A hipercolesterolémia é a causa mais comum de doença cardíaca.

Outros factores que aumentam o risco de doenças cardíacas são: a pressão arterial alta, a diabetes, a obesidade, o tabagismo e a falta de exercício físico.

Pode baixar o colesterol através de plantas lipimiantes, exercício físico e uma alimentação racional, sendo que a mais recomendada é a ovo-lactovegetariana ou a vegetariana.

O óleo de onagra faz baixar o colesterol abra o link e ouça o áudio

A OMS RECOMENDA VALORES INFERIORES a 180mg/dl de soro sanguíneo a diminuição das lipoproteínas de alta densidade 35 mg/d e triglicéridos acima de 250 mg/dl, é um risco relacionado com as doenças cardiovasculares.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Projecto Omega © 2018