Mordedura de cobra Definição

INJECÇÃO DO VENENO NA VÍTIMA

* Os efeitos clínicos do envenenamento estão dependentes da espécie, do comprimento da serpente, da idade, da altura da vítima e do tempo decorrido desde que se deu a mordedura

 

*Se alguém foi mordido por uma cobra, o primeiro passo é o de descobrir se se trata de uma cobra venenosa ou nã o                                          .

Serpentes venenosa s                          02-vibora-do-gabao-pVíbora do Gabão

* Têm grandes presas articuladas inoculadoras. * Têm mais um buraco entre a narina e o olho (fosseta loreal), que actua como uma visão infravermelha, que detecta variações de calor num raio de 5m). *Não têm placas grandes na cabeça, só escamas, bem como em todo o corpo. *Têm as pupilas verticais (mais nas cobras africanas e europeias). *Têm a cabeça triangular (mais nas cobras africanas e europeias).

Serpentes não venenosas

*Têm dentes ou presas não articuladas e não inoculadoras. *Não têm buracos além das narinas (fosseta loreal, que pode não se aplicar às serpentes africanas). *Têm grandes placas na cabeça.

*Têm a pupila redonda.

 

Sintomas                                      05-vibora-arieti-pariete

*Conforme a espécie, a vitima pode apresentar os seguintes sintomas: *mal-estar geral, hemorragias espontâneas através da gengiva, inchaço; *dupla visão, urina de cor castanha, dificuldade em abrir os olhos, lesão no ponto da inoculação do veneno (dois pontos vermelhos); *paragem renal, cefaleias, dispneia, taquicardia, hipotensão e parestesias.

O que se deve fazer

*Colocar uma ligadura compressiva ou garrote de ambos os lados da mordedura, sem apertar demasiado para não interromper o fluxo sanguíneo.

*Parta para a oclusão linfática se a picada for na mão ou braço. Tem efeitos benéficos se aplicada nos primeiros 30 minutos após a mordedura. Veja a figura. (No veneno hemotóxico é contra-indicada a aplicação do garrote). O garrote venoso não deve interferir com o fluxo arterial (não apertar demasiado).limitar a circu na picada de cobra

*Manter em repouso a zona afectada e manter a extremidade mordida abaixo do nível do coração. *Imobilizar o membro com uma tala. *Não sugar o veneno com a boca.

Para sugar (uma técnica popular): fazer 15 a 20 furos com uma agulha esterilizada, chupar o sangue e cuspir (se tiver feridas ou dentes cariados, não chupar o veneno e  no veneno hemotóxico é contra-indicado.

Nota importante                06-naja-cuspideira-p  cuspideira                                 04-naja-do-egito-p naja

Ao fazer incisões, pode provocar feridas e risco de infecção, que podem danificar as fibras musculares e os nervos, e agravar  a gangrena do membro se o veneno for hemotóxico.

A MAIORIA DOS TÉCNICOS  NÂO RECOMENDA ESSE PROCEDIMENTO. É mais seguro não sugar o veneno. *Desinfectar a ferida. Vigiar as funções vitais, em particular os sinais de sintomas de choque. *Não dê líquidos a beber. *Procure urgentemente quem possa aplicar um soro contra o veneno (antídoto). *se estiver sozinho, procure rapidamente quem o possa auxiliar e depois não faça movimentos para não facilitar a rápida absorção do veneno pelo organismo. *Para aplicar o soro, é necessário seguir as instruções do laboratório e ser um técnico de saúde. *Não perca tempo com remédios caseiros, pois só a aplicação do antídoto resulta.

Tratamento Tenha sempre anti-veneno das cobras da região e faça a sua aplicação de acordo com as instruções do laboratório. Esteja preparado para uma reacção imediata ao soro (choque anafilático).

*Os soros podem ser líquidos e têm um duração de 3 anos conservados no frigorífico, e liofilizados ou secos, que podem durar no frio até 5 anos. Por vezes, é mais segura a aplicação do soro antiofídico polivalente. As aplicações em hospitais é a mais recomendada. Por vezes, são necessários 5 a 20 frascos de soro injectados em doses crescentes de 4 a 6 horas.

Cobras africanas                                                          

 

      03bamverde  mambaverde            01-mamba-negra-g    mambanegra

Mamba negra, (Dendroaspis polypsis)

O seu veneno é neurotóxico, tem um bote (salto) rápido e mata a vítima rapidamente se esta não for tratada. O seu comprimento é de até 3.5m.

Víbora do Gabão (Bitis gabonica)

Serpente cujas presas podem atingir 5cm. O seu veneno é hemotóxico, produz edema e perda do membro e pode levar a vitima à morte, se não for tratada. O seu comprimento é de 1.5 m.

Boomslang (Disphoslidus typus)

O seu veneno é hemotóxico, causa hemorragias severas internas e das mucosas. A acção do veneno é lenta e os sintomas sérios levam 24 a 48 horas a aparecerem. O seu comprimento é de 1.2 a 2.m.

Naja do Egipto (Naja haje annulifera)

O veneno é neurotóxico potente, causa a paralisia e morte rápida se a vítima não for tratada com urgência. O seu comprimento pode chegar a 2.5 m.

Víbora Ariete (Bitis arietans)                       05-vibora-arieti-p

O veneno citotóxico potente causa dor e edema no local da picada e leva à morte, se a vítima não for tratada. O seu comprimento pode chegar a1.2 m.

Naja Cuspideira (Hemachatus heamachatus)

Esta cobra pode cuspir o seu veneno até 3 metros, o seu veneno é neurotóxico, afecta o sistema respiratório e pode levar à morte e cegueira, se atinge os olhos. O seu comprimento é de 1m a 1.5m.

Víbora de chifre (Bitis caudalis)  07-vibora-de-chifre-p

O veneno é moderadamente citotóxico, causa muita dor e necrose local. O seu comprimento é de 25 a 50cm.

Considerações: com algumas excepções, os botes das cobras podem atingir metade do seu comprimento. A mamba negra é a cobra mais veloz, atinge uma velocidade de 20 km/hora.

Projecto. Ómega

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Projecto Omega © 2018